Celebrai ao Senhor com alegria

Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras. Dizei entre as nações: Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com equidade. Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude – Sl 96.7 a 11

INTRODUÇÃO:

Primeiro Sermão: O que significa celebrar ao Senhor?

  • Celebrai ao Senhor
  • Celebrai os feitos do Senhor
  • Celebrai os efeitos dos feitos do Senhor

Segundo Sermão: Por que devemos celebrar ao Senhor?

  • Porque Deus é bom, cheio de graça e misericórdia.
  • Ele é soberano, poderoso e justo.
  • Ele também é o nosso pastor, o oleiro e nosso Pai.

Como devemos celebrar ao Senhor?

Resposta:

Como o Senhor quer ser celebrado.

 

  • COM ALEGRIA E GRATIDÃO

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico – Sl 100.1 e 2

  • Com Alegria:

Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus – Nm 10.10

Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor – Sl 2.11

Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração – Sl 32.11

Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu – Sl 43.4

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia – Sl 59.16

Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome – Sl 97.12

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos – Fp 4.4

  1. Não com tristeza
  2. Não por constrangimento
  3. Não por motivos escusos

 

  • Com Gratidão:

Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome – Sl 100.4

Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças – Sl 56.12

Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças – Sl 69.30

Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos – Sl 95.2

Ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com júbilo as suas obras! – Sl 107.22

Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR – Sl 116.17

Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus… – Sl 147.7

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco – 1Ts 5.18

 

  • COM VESTES SANTAS:

Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força. Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras – Sl 96.7 a 9

O verso 8 diz que devemos adorar o Senhor na beleza da sua santidade – hădârâh qôdesh – que também pode ser vertido como “com vestes (ou ornamentos) santas” (1Cr 16.29; 2Cr 20.21 e Sl 29.2).

Os sacerdotes, filhos de Arão, trajavam vestes especiais para as celebrações:

Venham todos os homens hábeis entre vós e façam tudo o que o SENHOR ordenou: o tabernáculo com sua tenda e a sua coberta, […] as vestes do ministério para ministrar no santuário, as vestes santas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes – Êx 35.10.11 e 19

Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos – Êx 39.27

Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá – Lv 16.4

A túnica de linha fino retorcido e branco era a roupa que os sacerdotes comumente usavam durante as celebrações. Esse traje nos remete a algumas reflexões.

Nossa celebração deve ser:

    • Simples

A roupa sacerdotal (não a do sumo sacerdote) é uma roupa simples sem sofisticações.

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus – Mq 6.8

E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais – Mt 6.5 a 8

    • Pura

O linho usado era puro, retorcido e branco sem mistura de outros tecidos.

Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó – Sl 24.3 a 6

Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade – 1Tm 2.8

    • Exclusiva

Os sacerdotes usavam essas roupas somente quando estavam ministrando o culto a Deus.

Quem for ungido e consagrado para oficiar como sacerdote no lugar de seu pai fará a expiação, havendo posto as vestes de linho, as vestes santas; fará expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar; também a fará pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação – Lv 16.32 e 33

Deus requer exclusividade de adoração:

O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás. Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti, porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra – Dt 6.13 a 15 (Também Mt 4.10)

 

  • DE ACORDO COM O QUE ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DAS CELEBRAÇÕES

A Bíblia é o manual que nos ensina como devemos celebrar ao Senhor. Nos dias de Davi havia o Pentateuco, em especial o livro dos Levíticos que orientavam o povo de Israel sobre os procedimentos a serem seguidos nas celebrações.

    • O Culto Frustrado:

Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes; e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela. Então, toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo. Reuniu, pois, Davi a todo o Israel, desde Sior do Egito até à entrada de Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. Então, Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do SENHOR, que se assenta acima dos querubins. Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas. Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus? Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu – 1Cr 13.1 a 13

Por que essa celebração deu errado?

É fácil descobrir. Basta comparar com a celebração que deu certo.

    • O Culto que Agrada a Deus:

Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda. Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre. Davi reuniu a todo o Israel em Jerusalém, para fazerem subir a arca do SENHOR ao seu lugar, que lhe tinha preparado. Reuniu Davi os filhos de Arão e os levitas: […] Chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do SENHOR, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do SENHOR, Deus de Israel. Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR – 1Cr 15.1 a 4 e 11 a 15 (editado) (Também Nm 7.9, 18.1 a 8; Dt 10.8 e 31.9)

    • Alegria

Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria. […] Foram Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães de milhares, para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom – 1Cr 15.16 e 25

    • Simplicidade

Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também uma estola sacerdotal de linho. Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas – 1Cr 15.27 e 28

 

CONCLUSÃO:

Celebremos ao Senhor:

    • De acordo com o que está previsto no livro das celebrações.
    • Com vestes de louvor.
    • Com alegria e gratidão.

Publicar um comentário