• Livre de quaisquer ligações ao Estado.

Os fundadores das Igrejas Evangélicas Livres na Europa – França – onde iniciou, e Alemanha, renunciaram a quaisquer prerrogativas para não dar ao Estado o direito de intervenção nos assuntos internos da igreja. No Brasil, não temos, “Igreja de Estado”. Interpretamos, por isso, a palavra “Livre”, em nosso nome, como “Livre de quaisquer ligações a organizações seculares ou eclesiásticas”.

 

  • Livre, no sentido de autonomia e de expressão de cada igreja.

Refere-se à liberdade de cada igreja na forma de expressão. Ser “Livre”, nesse sentido, não exclui naturalmente a filiação e interligação através de uma convenção de Igrejas Evangélicas Livres, primeiramente no Brasil e depois em âmbito internacional. A consideração fraternal e participação com outras igrejas Evangélicas Livres, e ainda, com igrejas de outras denominações são algo de grande importância para a grande família Evangélica Livre.

 

  • Livre da condenação eterna por meio da fé em Jesus Cristo.

Se o Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36). Quem é chamado à liberdade, não deve fazer-se escravo dos homens, nem de qualquer sistema religioso. A Bíblia ensina: “Onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (II Coríntios 3:17). Fazendo naturalmente uma grande diferença entre liberdade da escravidão do mundo das trevas, do pecado, e a libertinagem condenada por Deus e obviamente pela Igreja Evangélica Livre.

 

  • Dissemos que somos “Livres” contanto que permaneçamos dependendo de Jesus Cristo, e enquanto a nossa fé for realmente de obediência à vontade d’Ele.

 

  • As Igrejas Evangélicas Livres têm certas formas de expressão, porém elas não são uniformes.

Seus membros não são “padronizados”, não são sujeitos a qualquer lei canônica, não têm uma visão limitada através de uma interpretação particular das Escrituras Sagradas. Conforme a opinião dos fundadores das Igrejas Evangélicas Livres, a porta da igreja deve ser tão larga, que qualquer fiel possa entrar. Esta atitude possibilita ao Espírito Santo liberdade de operação e garante para cada membro individualmente liberdade de desenvolvimento espiritual.