Casa de Abinadabe x Casa de Obede-Edom

CASA DE ABINADABE

“Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR.” 1 Samuel 7.1,2

 

CASA DE OBEDE-EDOM

“Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa.” 2 Samuel 6.11

 

INTRODUÇÃO

Em comum entre estas duas casas foi a presença da arca, mas a diferença foi o respeito e honra dado a arca!

Não temos muitas informações sobre estes dois personagens, muitos estudiosos acreditam que eram levitas por morarem em cidades levitas.

  • A Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo e Sua aliança com Israel.

Nela estava guardado as duas tábuas da Lei, por isso também conhecida como “Arca do Testemunho” (Êxodo 25.16; Números 4.5; Josué 4.16), e também guardava o vaso do maná e a vara de Arão.

  • A arca foi construída sobre revelação divina

Moisés recebeu do próprio Deus detalhes e medidas de como deveria ser construída a arca, Moises designou Bezalel (Êx 37) uma pessoa com habilidades manuais para fazer a arca conforme as características dadas por Deus.

“Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro, por dentro e por fora, e faça uma moldura de ouro ao seu redor. Mande fundir quatro argolas de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. Depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas. Então coloque dentro da arca as tábuas da aliança que lhe darei. Faça uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa. Coloque a tampa sobre a arca e dentro dela as tábuas da aliança que darei a você. Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas”. Exôdo 25:10-22

 

Deus mandou que construíssem a arca como símbolo de Sua presença no meio do seu povo, como meio de comunicação entre Deus e o povo, e como local de armazenagem para as duas tábuas da Lei, os mandamentos prescritos na aliança do Sinai. Por isto o nome “Arca do Testemunho” (Êxodo 25:16; Números 4:5; Josué 4:16). A Arca da Aliança também guardava o vaso do maná e a vara de Arão.

  • A arca remetia à lembrança da Lei, da santidade e soberania de Deus no meio do povo.

Antes, quando Israel caminhava pelo deserto na direção da terra prometida, a presença do Senhor no meio deles era representada pela coluna de nuvem, de dia, e a coluna de fogo, durante a noite. Essa nuvem e fogo simbolizavam que Deus estava presente e os direcionava, protegia e cuidava deles. A presença milagrosa de Deus era perceptível por todos, era um sinal da bondade de Deus e da Sua presença no meio de Seus filhos.

Com a fixação do povo, a arca ficou primeiramente no tabernáculo, no lugar de adoração e, depois, foi para o Templo, ela passou a ser a referência da presença divina, tal como a nuvem e coluna de fogo que acompanhou o povo na sua jornada.

  • A Arca da Aliança servia para lembrar o povo de que Deus estava presente entre eles. 

Então, por que a arca saiu do tabernáculo e foi parar primeiro na casa de Abinadabe e depois na de Obede-Edom, se ela era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo, e deveria estar no tabernáculo. Faltou cuidado, zelo com ela?

Bem, antes dela ir para a casa destes homens ela foi parar nas mãos dos filisteus.

Em 1 Samuel 4 a arca foi tomada dos israelitas quando a usaram como amuleto, levaram ao campo de guerra achando que somente a presença dela no meio dos guerreiros lhes traria vitórias, o que não aconteceu.

Aplicação:

A vitória vem quando confiamos mais no Senhor da arca do que na arca do Senhor.

Quando damos mais honras e respeito ao Senhor da arca do que a arca do Senhor.

Ilustração:

Lembro que logo após meu casamento, eu ainda não era convertido, não tenho nada contra, mas eu achava o máximo, chique aqueles suportes de Bíblias, aquele que permite que a Bíblia fique aberta e exposta em cima de um móvel, de preferência na sala, mas confesso que até então nunca havia lido a Bíblia. Mas acreditava que ela exposta e aberta ali poderia me ajudar, mesmo que não fosse para leitura. Um amuleto.

Também estive em uma loja aqui de Valinhos e observei que eles tinham uma Bíblia ali naquele local, mas, não consegui ver se era no tradicional Salmos 91 que estava aberta, pois estava a uns 3 metros de altura numa estante, isto significa que os donos colocaram a Bíblia ali como um amuleto, para dar boa sorte e proteger o local, mas não para ser lida.

  • A arca caiu nas mãos dos filisteus

Aconteceu que os filisteus vieram a guerra contra Israel, 1 Samuel 4, e feriram quatro mil israelitas, então voltaram para o arraial e questionavam o porquê de eles não saíram vitoriosos como antes, os anciões concluíram que faltou a arca do Senhor junto na batalha, então eles mandaram trazer a arca que estava em Siló.

A arca estava sobre cuidados do profeta Eli e seus filhos, Hofni e Finéias, mas seus filhos faziam o que o Senhor desaprovava, pecavam e não davam as devidas honras as coisas sagradas, e a arca. A casa do profeta Eli estava em pecado e consequentemente a arca, a presença do Senhor era desrespeitada.

A arca foi trazida por Hofni e Finéias filhos de Eli, visto que seu pai era já de muita idade, quando a arca chegou ao acampamento israelitas houve tão grande jubilo que até a terra estremeceu, e os filisteus ouvindo que a arca havia chegado ficaram apavorados que foi preciso exortá-los para irem à guerra, e os filhos de Eli foram a batalha levando a arca, desta vez trinta mil israelitas morreram, e os filhos de Eli, a arca foi levada pelos filisteus.

A arca foi levada ao campo de batalha como um amuleto, como um objeto que traria sorte. Algo deu errado, sem a arca morreram quatro mil, com a arca trinta mil israelitas morreram, o que aconteceu? Os israelitas lembraram da arca somente na hora do aperto da dificuldade, trouxeram a arca para dar-lhes vitória, não para adorar e clamar a presença do Senhor no meio deles.

Aplicação:

O que podemos aprender com esta situação vivida pelos israelitas?

Devemos em toda e qualquer circunstâncias adorar e buscar a Deus, ao Senhor da arca, não somente nas tribulações!

Imagina como seria você recebendo a arca em sua casa. Será que teria algumas preocupações, respeito e honras, ou com o passar do tempo se tornaria somente mais um objeto de decoração em cima de um móvel.

Em mãos dos filisteus a arca trouxe-lhes tantos problemas que logo devolveram aos israelitas. Os filisteus tinham seus próprios deuses, eles adoravam o deus Dagom, então levaram a arca e a colocaram junto a casa de Dagom, aconteceu que ao amanhecer encontraram a imagem de Dagom caída com rosto em terra, achando que fosse coincidência levantaram a imagem, mas na manhã seguinte lá estava a imagem de Dagom mais uma vez com rosto em terra de frente com a arca, como se estivesse prestando honras, mas também, as maõs e a cabeça de Dagom foram cortadas, observem que foram cortadas não quebradas. Como se não bastasse somente isto, apareceram feridas nos corpos dos filisteus e ratos tomaram conta de suas terras.

Para receber a arca em casa, primeiro precisaria tirar tudo o mais que possa tomar lugar de honras, para ser a arca a ocupar este lugar em sua vida.

Podemos entender que a imagem de Dagom estava sobre um móvel e a arca do Senhor no chão, que o lugar de honras era dado a Dagom, ninguém pode tomar o lugar de honras que deve ser dado a Deus.

Diante de tantos problemas os filisteus devolvem a arca aos israelitas.

  1. A ARCA NA CASA DE ABINADABE

A arca foi para a casa de Abinadabe e ficou lá por 20 anos, depois de uma tentativa mal-sucedida de levá-la para Jerusalém ela foi para a casa de Obede-Edom três meses, Então, podemos pensar assim, sendo a arca a presença de Deus, que homem de sorte foi esse Abinadabe, quantas bênçãos sua casa deve ter recebido.

Mas não, a palavra diz que o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom que ficou somente três meses com a arca, ao contrário de Abinadabe que ficou vinte anos com a arca em sua casa.

Primeiramente vamos entender que a arca da Aliança representava a presença de Deus, mas ela por si só não tinha nenhum poder, que o poder, as bênçãos provinham de Deus mediante a fé, respeito e fidelidade. A presença de Deus está no coração do homem.

Aplicação:

Hoje com a expansão e o crescimento do cristianismo, seria impossível o acesso por todos a um único local na presença da arca, hoje a presença de Deus está na presença viva de Jesus Cristo em nosso coração pela ação do Espirito Santo que se manifesta quando lemos e estudamos Sua palavra, quando respeitamos as leis e mandamentos, quando amamos e respeitamos nosso próximo, e honramos o nome do Senhor.

Ilustração:

Determinado pastor que era novo na comunidade foi visitar determinada família, logo após a refeição o pastor pede uma Bíblia da família para ler um versículo e se despede, quando estavam lavando a louça a esposa comenta com o marido, o pastor roubou uma colher, como assim diz o marido, a mulher diz: está faltando uma colher, bom ficaram na dúvida. Passado um ano, lá vai o pastor novamente na casa da família, cheia de confiança a esposa pergunta, pastor por que o senhor roubou uma colher da última vez que esteve aqui? Então o pastor pede a Bíblia e mostra a colher, ou seja, durante aquele ano a Bíblia não foi aberta nenhum dia.

  • A tentativa frustrada de Davi de trazer a arca a Jerusalém

Agora quando já rei Davi decide trazer a arca do Senhor de volta para Jerusalém, colocaram ela em cima de uma carroça nova e a seguiam cantando e dançando, com os filhos de Abinadabe, Aiô e Uzá conduzindo a carroça. Se pedirem para você usar seu carro para levar uma noiva até a igreja, acredito que irá lavar o carro, deixando-o apropriado para a ocasião, irá perguntar a noiva se tem alguma recomendação, quem irá junto e o itinerário; se você for receber uma visita ilustre na sua casa, acredito que irá limpar e arrumá-la, procura saber se a visita tem alguma restrição com alimentação, também bem provável irá tomar banho e trocar de roupa. A arca representava a presença de Deus, se Deus avisasse que amanhã estaria indo jantar na sua casa, como você iria recebê-lo? Ele iria ser recebido com respeito, cuidados e honras?

A arca na casa de Abinadabe talvez motivados pelos últimos acontecimentos, derrota na guerra, o roubo dela pelos filisteus, a morte de Hofni e Finéias filhos de Eli e dele mesmo, quando ela foi colocada na mesma sala do deus filisteu Dagom, ele apareceu por duas vezes caído com o rosto em terra e se despedaçou, os tumores que apareceram nos filisteus, quando ela volta para Israel os homens que olharam para dentro dela morreram, com tudo isto provavelmente ter sua presença em casa pode ter se tornado um peso, não um prazer. Certamente eles pensaram assim: no início era sinal de bênção, mas depois de tudo isto ela deve ter perdido seu poder, tornando-se um objeto qualquer. A arca deve ter ficado com uma fama ruim.

Isso talvez explique o porquê Abinadabe ficou com a arca em sua casa por mais de vinte anos e nada aconteceu. Para ele foi um peso, uma obrigação. Assim como hoje para muitos, servir ao Senhor se tornou um peso, uma obrigação, por isto nada de sobrenatural acontece em suas vidas em sua casa.

  1. A ARCA NA CASA DE OBEDE-EDOM

Podemos ver em 1Crônicas 15 e 16, que depois que a arca foi levada da casa de Obede-Edom, ele foi para Jerusalém junto com a arca e se tornou musico diante da arca, ele tinha prazer em estar diante do Senhor e sabia que deveria honrar o Senhor com o seu melhor.

  1. Um coração grato é um coração comprometido:

Obede-Edom era tão comprometido com a arca, que no dia que o rei Davi foi tirá-la da sua casa onde havia sido muito abençoado, ele pediu para ir junto, só para continuar cuidando da arca;

  1. Um coração grato é um coração alegre:

Obede-Edom estava tão feliz pela arca que ele não queria deixá-la ir embora, não queria ficar sem a presença da arca. Pessoas ingratas estão sempre reclamando;

  1. Um coração grato é um coração motivado:

No dia que Davi foi tirar a arca da casa de Abinadabe ele deve ter pensado: Até que enfim! Já era hora! Ele estava cansado! Abinadabe sentiu-se aliviado! Ao contrário de Obede-Edom que de tão empolgado decidiu cuidar da arca pelo resto de sua vida.

  1. Um coração grato é um coração empenhado com o reino:

Obede-Edom em Jerusalém diante da arca tornou-se músico, tesoureiro e líder de sessenta e oito.

Aplicação final:

Qual coração é o seu?

Qual casa você quer para sua familia?

A de Obede-Edom ou de Abinadabe?

Que você com um coração grato por tudo que tem recebido se decida pelo Senhor da arca!

Publicar um comentário