Texto e contexto

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância – Jo 10.10

 

INTRODUÇÃO:

Uma das lições mais importantes que eu aprendi em minha caminhada cristã diz respeito a como eu devo ler as Escrituras.

Eu aprendi que não basta saber ler para poder ler, de forma correta as Escrituras. É preciso deixar as Escrituras falarem por si mesmas.

A forma correta de ler as Escrituras é ler o texto em seu contexto.

Tenho para mim que a mais importante missão de um pastor é ensinar seu rebanho a ler corretamente as Escrituras. Expor as Escrituras e aplicá-las à realidade das ovelhas é uma missão de todo cristão, em especial, do pastor.

Dietrich Bonhoeffer em sua obra Vida em Comunhão declarou:

Cristã e aquela pessoa que já não busca a sua salvação, a sua redenção e a sua justificação em si mesma, mas exclusivamente em Jesus Cristo. Ela sabe que a Palavra de Deus em Jesus Cristo a condena, mesmo que ela não tenha consciência da própria culpa, e que a Palavra de Deus em Jesus Cristo a absolva e a declare justa, mesmo que ela não tenha consciência de sua própria justiça.

E completou:

O cristão vive totalmente da verdade da Palavra de Deus em Jesus Cristo. Perguntando-lhe sobre onde está sua salvação, sua felicidade, sua justiça, ele jamais poderá apontar para si mesmo, mas para a Palavra de Deus em Jesus Cristo que lhe assegura salvação, felicidade e justiça. O cristão anseia ardentemente por esta Palavra. Porque não passa um dia em que não sinta fome e sede de justiça, anseia sempre pela Palavra libertadora. Só de fora ela pode vir. Ele mesmo é pobre, está morto. A ajuda deve vir de fora, e ela veio e torna a vir diariamente na Palavra a respeito de Jesus Cristo, trazendo sa1vação, justiça, inocência e felicidade.

Mas, há um, porém nisso tudo:

Deus, porém, colocou esta Palavra na boca de pessoas para que fosse difundida entre as pessoas. A pessoa que é atingida por ela, passa-a adiante para outras pessoas. Deus quis que procurássemos e achássemos sua Palavra viva no testemunho de irmãos, na boca de uma pessoa. Por isso o cristão precisa do cristão que lhe diga a Palavra de Deus, e necessita dele constantemente, quando a incerteza e o desanimo, o assediam, pois não poderá ajudar a si mesmo sem burlar a verdade. Necessita do irmão como portador e proclamador da Palavra salvífica de Deus. Precisa do irmão exclusivamente pela vontade de Jesus. O Cristo no próprio coração e mais fraco do que o Cristo na palavra do irmão; aquele é incerto, este é certo. Com isso se evidencia ao mesmo tempo o objetivo de toda comunhão entre cristãos: encontram-se como portadores da mensagem salvífica. É nessa qualidade que Deus permite que se encontrem e lhes presenteia com comunhão. Jesus Cristo e a “justiça alheia” fundamentam sua comunhão. Podemos, pois, dizer que a comunhão crista nasce unicamente da mensagem bíblica – e reformatória – da justificação do ser humano só por graça, e essa mensagem é a única razão da saudade dos cristãos uns dos outros. (BONHOEFFER, p. 13 e 14)

 

  • O TEXTO

Jesus disse:

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância – Jo 10.10

Jesus nesse texto fala de si mesmo em contraposição a alguém a quem ele chama de ladrão – “O ladrão… eu…”

Tanto Jesus como o ladrão vêm – “O ladrão vem… eu vim”.

A intenção de Jesus é diversa das intenções do ladrão.

O ladrão vem para:

  1. Roubar
  2. Matar
  3. Destruir

Jesus veio para:

  1. Que tenhamos vida
  2. Que a tenhamos em abundância

Há perguntas que precisam de respostas:

  1. Quem é o ladrão?
  2. O que significa roubar, matar e destruir?
  3. O que é roubado, a quem o ladrão mata e o que o ladrão destrói?
  4. O que significa vida em abundância?

Essas perguntas somente podem ser entendidas à luz do contexto do texto.

Devemos ter em mente que o texto bíblico originalmente não possuía divisão em capítulos e versículos.

Originalmente a Bíblia não se subdividia em capítulos. A primeira divisão em capítulos foi feita pelo Cardeal Hugo de Saint Cher, Abade dominicano em 1250. A divisão em versos foi feita em duas etapas: O AT em 1445 pelo Rabi Nathan; o NT em 1551 por Robert Stevens, um impressor parisiense que publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos.

 

  • O CONTEXTO DO TEXTO

Quando lemos um texto – no caso lemos o verso 10 do capítulo 10 do evangelho de João – devemos voltar atrás em busca do início da narrativa. Nesse caso a narrativa começa em João 9.1

Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo – Jo 9.1 a 5

Onde? Jerusalém

Quem? Jesus, os discípulos e um cego de nascença

O que Jesus fez em seguida?

Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo – Jo 9.6 e 7

Luz e trevas se encontram nas ruas de Jerusalém e mais uma vez aluz vence:

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela – Jo 1.5

O tanque de Siloé é um lugar de difícil acesso, é preciso descer uma escadaria com muitos degraus. Enquanto ele descia os degraus em direção ao tangue Jesus Cristo se ocultou.

A narrativa terminar no verso 7, mas, surgem então outros personagens:

  1. Vizinhos:

Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas? – verso 8

  1. Uns e outros:

Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu. Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos? Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo. Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei – versos 9 a 12

  1. Fariseus:

Levaram, pois, aos fariseus o que dantes fora cego. […] Então, os fariseus, por sua vez, lhe perguntaram como chegara a ver; ao que lhes respondeu: Aplicou lodo aos meus olhos, lavei-me e estou vendo. Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles. De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta, respondeu ele – versos 13 e 15 a 17

  1. Os pais do ex-cego:

Não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via, enquanto não lhe chamaram os pais e os interrogaram: É este o vosso filho, de quem dizeis que nasceu cego? Como, pois, vê agora? Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego; mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo. Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga. Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai-o – versos 18 a 23

Um detalhe:

E era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos – verso 14

Uma longa discussão ocorreu entre os fariseus e o ex-cego:

Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos? Ele lhes respondeu: Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos? Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é. Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos. Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende. Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito – versos 24 a 33

E, a última palavra foi dos fariseus:

Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram – verso 34

E, Jesus volta à cena:

Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou – versos 35 a 38

Mas, os fariseus retornaram:

Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado – verso 39 a 41

Eis o contexto do texto. Tudo começou com um homem que não podia ver sendo visto pela luz que vindo ao mundo ilumina a todo homem – Jo 1.9.

 

  • CONTEXTUALIZANDO O TEXTO E SEU CONTEXTO

Nos versos 1 a 9 de João 10 Jesus se apresenta como o bom pastor:

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem – Jo 10.1 a 9

Até aqui temos uma boa quantidade de informações para responder às perguntas iniciais:

  1. Quem é o ladrão?
  2. O que significa roubar, matar e destruir?
  3. O que é roubado, a quem o ladrão mata e o que o ladrão destrói?
  4. O que significa vida em abundância?

O ladrão:

  1. Não é o diabo, pelo menos aqui nesse texto ele não foi mencionado.
  2. O diabo pode ser o pai de todos os ladrões, mentirosos, assassinos etc, mas no texto e em seu contexto somos levados a olhar noutra direção.
  3. Há intérpretes que acreditam que Jesus aludia ao anticristo (termo no singular). Pelo contexto é pouco provável.
  4. O ladrão é o sistema – o sistema religioso ao qual o ex-cego estava submetido e que era representado pelos fariseus que o interrogaram e o expulsaram do templo.

O que significa roubar, matar e destruir?

É uma síntese das ações do sistema religioso judaico dos dias de Jesus que roubava a verdade (Mt 23.13), matava os corpos e destruía a alma dos que a ele se submetiam.

O sistema religioso não se importava com o ex-cego quando esse nada via. A partir do momento em que seus olhos foram abertos eles se incomodaram. Jesus incomodava o sistema porque não reconhecia a autoridade dele. Havia no sistema uma hierarquia que não reconhecia a autoridade de Cristo e por isso estava em rebelião contra Deus a quem julgavam representar – João 8.

Anás e Caifás eram usurpadores do ofício sacerdotal. Eles negociaram o direito de exercer o sacerdócio por meio de artifícios e negociatas secretas com a liderança judaica e romana. Todos os líderes religiosos dos dias de Jesus estavam alinhados aos planos malignos dos seus líderes principais.

Jesus os identifica como ladrões e salteadores – Jo 10.1. O sistema é o ladrão e seus representantes são ladrões e salteadores. Esses líderes foram chamados por Ezequiel (Ez 34) de pastores falsos.

O ladrão é tudo que nos afasta de Cristo ou afasta Cristo de nós.

O que significa “vida em abundância”?

É a vida que as ovelhas de Jesus recebem dele ao deixar os sistemas religiosos escravizantes e desfrutar da salvação plena que só se encontra em Jesus Cristo o bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas – verso 11

Não há nenhuma menção a dinheiro, casa na praia, uma cobertura em Ibiza, iates, ilhas particulares, diversões, carros caríssimos, trabalhar numa cobertura na Wall Street, ter um cargo comissionado em Brasília, etc, etc, etc.

Tudo o que ele sempre quis na vida era mais. Ele queria mais dinheiro, então transformou a riqueza herdada em uma pilha de ativos de um bilhão de dólares. Ele queria mais fama, então ele entrou na cena de Hollywood e logo se tornou um cineasta e estrela. Ele queria prazeres mais sensuais, então pagou quantias consideráveis ​​para satisfazer todos os seus desejos sexuais. Ele queria mais emoções, então projetou, construiu e pilotou a aeronave mais rápida do mundo. Ele queria mais poder, então secretamente concedeu favores políticos com tanta habilidade que dois presidentes dos EUA se tornaram seus peões. Tudo o que ele sempre quis era mais. Ele estava absolutamente convencido de que mais lhe traria verdadeira satisfação. Infelizmente, a história mostra o contrário. Este homem concluiu sua vida emaciado e sem cor; com o peito afundado; unhas em saca-rolhas grotescas de centímetros de comprimento; dentes podres e pretos; tumores; e inúmeras marcas de agulha de seu vício em drogas. Howard Hughes morreu acreditando no mito do mais. Ele morreu um viciado bilionário, louco por todos os padrões razoáveis. (Bill Hybels; Liderança.)

Essa é a vida que os lobos estão oferecendo às suas ovelhas. Que ironia, lobos que “pastoreiam” ovelhas!

Seria engraçado se não fosse trágico.

Que vida é essa vida abundante?

  • Trata-se de uma vida de comunhão profunda e constante com Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas – Jo 10.14 e 15

  • Trata-se de uma vida marcada pelo perdão.
  • Trata-se de uma vida sob os cuidados pastorais de Jesus Cristo:

O Senhor é meu pastor – isso é relacionamento!
Eu não vou querer – Isso é abastecimento!
Ele me faz deitar em pastos verdes – Isso é descanso!
Ele me conduz ao lado das águas paradas – Isso é Refresco!
Ele restaura minha alma – Isso é Cura!
Ele me conduz nos caminhos da retidão – Isso é Orientação!
Por amor a Seu nome – esse é o propósito!
Sim, embora eu ande pelo vale da sombra da morte – Isso é Teste!
Não temerei o mal – Isso é proteção!
Pois Tu estás comigo – Isso é Fidelidade!
Tua vara e Teu cajado me confortam – Isso é Disciplina!
Tu preparas uma mesa diante de mim na presença de meus inimigos – Isso é Esperança!
Tu unges minha cabeça com óleo – Isso é Consagração!
Minha taça transborda – Isso é Abundância!
Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida – Isso é uma bênção!
E eu habitarei na casa do Senhor – Isso é Segurança!

Para sempre – Isso é Eternidade!

 

(Salmo 23 explicado)

Em minha caminhada cristã encontrei 3 tipos de cristãos:

  1. Aqueles que não conheciam o Salmo 23
  2. Aqueles que conheciam o salmo 23
  3. Aqueles que conhecem o pastor do salmo 23

 

  • Trata-se de uma vida marcada pelo acolhimento divino.
  • Trata-se de uma vida bem-aventurada aqui e na eternidade.
  • Trata-se de se tornar, por graça divina, filho de Deus:

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho – Ap 21.7

Publicar um comentário