Sejam gratos em todas as circunstâncias

Texto base:1 Tess 5:16-22

 

INTRODUÇÃO

 

No texto base, nós temos orientações práticas do apóstolo Paulo para a igreja de Tessalônica, igreja na qual ele foi o fundador em uma das suas viagens missionárias. Tessalônica, a principal cidade da Macedônia, tinha uma população baseada em macedônios, romanos e judeus, bem como pessoas de outras etnias que passavam pela cidade enquanto viajavam. Muitos dos romanos que fixaram residência ali se tornaram ricos benfeitores locais. A população judaica era numerosa e por isso havia uma sinagoga na cidade.

 

Lucas fala da evangelização de Tessalônica em Atos 17. Quando Paulo pregou na sinagoga, alguns judeus se converteram a Cristo. A maioria dos convertidos de Tessalônica era de gentios romanos ou macedônios que abandonaram a idolatria para seguir a Cristo.

Só que a maioria dos judeus não aceitaram as boas-novas e se levantaram contra Paulo e Silas e o acusaram de perturbar a ordem pública. Essa acusação visava gerar o máximo de oposição ao aproveitar-se da intolerância dos romanos a qualquer agitação do povo. Como consequência, Paulo e seus colaboradores foram obrigados a saírem da cidade.

Mesmo ficando 2 ou 3 meses na cidade, Paulo deixou ali uma nova igreja. E ele escreve a carta aos Tessalonicenses em sua segunda viagem missionária em Coríntio, logo após Timóteo retornar de Tessalônica trazendo boas notícias da igreja. Apesar da perseguição, eles estavam firmes na palavra de Deus. É uma carta de ação de graças a Deus pela fé, pelo amor e pela esperança da jovem igreja tessalonicense.  Mas também é uma carta de orientação aos novos convertidos, como deveriam viver de maneira cristã.

Dentre todas as orientações práticas de Paulo aos tessalonicenses, quero destacar o verso 18: “Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Assista o vídeo sobre gratidão ou ingratidão? – https://youtu.be/79MeOQ_41xk 

GRATO
1. Que tem ou expressa sentimentos de gratidão; agradecido, reconhecido
2. Que provoca sensações ou sentimentos agradáveis; aprazível, bom, doce, gostoso

INGRATO
1. Aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores que lhe foram dados.
2. Aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado.
3. Que mostra ingratidão; desagradecido.

Por muitas vezes, a ingratidão está presente em nossas vidas. Ela é fruto de uma insatisfação constante com as coisas que já alçamos e já recebemos. Mas a Palavra do Senhor nos orienta a sermos gratos por tudo aquilo que temos recebido. Precisamos desenvolver a consciência de que todo o que recebemos tem origem no amor de Deus, na sua graça. Viver em constante estado de gratidão a Deus deve ser o nosso alvo de vida cristã.

Se somos abençoados, é porque a graça de Deus tem nos alcançado. Não somos melhores que ninguém, ou mesmo, fazemos por merecer. Simplesmente, somos abençoados pela graça de Jesus. É comum do homem sermos movidos pela troca… eu trabalho 40 horas semanais em troca de x em dinheiro…. Eu troco um pouco de pão por alguns peixes (escambo)… ou mesmo, eu não deixo a toalha molhada em cima da cama em troca de paz!!!

Deus não trabalha conosco a base de troca! A gente dá e ele abençoa não existe para Deus! Esse não é o conceito de graça…. Graça é o favor imerecido. Graça é dar tudo a quem nada merece. Se hoje estamos aqui, não é pelos nossos méritos, mas sim, porque a Graça do Senhor nos alcançou.

Deuteronômio 8:17– Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas.

 Tiago 1:17Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.

Tudo o que somos, vem do Senhor!

Em Lucas 17, lemos sobre a história dos 10 leprosos. Nós sabemos que dos 10 leprosos, apenas um voltou para agradecer ao Senhor Jesus pela cura! Os 10 receberam a benção de Deus, foram curados, mas somente um, o samaritano voltou para agradecer. Para aquele homem, estrangeiro, a gratidão naquele momento era prioridade. Em nossos dias, em nossa sociedade, a gratidão é virtude cada vez mais rara. Esopo, escritor grego, no sec VI AC, já dizia que: “A gratidão é uma virtude das almas nobres”. As vezes, podemos fazer 10 favores a uma pessoa, só que se negarmos o 11º, parece que a pessoa se esquece de todos os anteriores. Temos a tendência de nos lembramos mais das más do que das boas lembranças. Nós vivemos em um mundo egoísta, egocêntrico e que despreza as necessidades alheias.

Logo no início do texto que lemos, Paulo nos orienta a termos respeito, paz, paciência e amor sincero com todos. Deus nos chama para amarmos uns aos outros. Amar todas as pessoas, ou seja, as boas e ruins. E este é um mandamento, ou seja, não tem argumento, não tem opção: Nós devemos amar as pessoas. Como filhos de Deus, fomos chamados para amar todas as pessoas. Logicamente, há níveis diferentes de amor, mas magoas, rancor, ódio não devem estar presentes em nossas vidas.

É fácil amar e se relacionar com algumas pessoas. Mas com outras, a relação já é mais delicada. Parece que tem gente com formação em ferir pessoas. E por isso, há uma característica no ser humano que evidencia exatamente isso: Como nós expressamos (se expressamos!) nossa gratidão. Existem pessoas que abraçam, outras oferecem um copo d’água, uma flor, um cartão, com um presente caro, um telefonema, uma mensagem, um jantar, com dinheiro, etc… Ou seja, há diversas formas de expressar gratidão. Da mesma forma, existem pessoas que não são capazes de expressar sua gratidão, nem ao menos, através das palavras.

Por isso, a ingratidão não é apenas um problema para a socialização ou amizades. A ingratidão é um pecado, pois ela promove ganancia, produz um senso egocêntrico em nós como se o mundo devesse operar em meu favor e que ninguém está fazendo mais nada que a obrigação para que eu me sinta bem. Por isso, essa não deve ser uma característica de um filho de Deus. Nós devemos ter um coração agradecido. Devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias da nossa vida.

Qual o maior presente que você já recebeu? Um emprego novo, ou aquele carro lançamento do ano ou a casa dos sonhos no melhor condomínio fechado da cidade? O melhor presente que você pode receber é Jesus! Através dele temos salvação. Jesus nos achou, nos comprou quando não tínhamos nenhum valor, nos redimiu, nos amou primeiro. Nós fomos alcançados pelo amor e pela graça de Cristo e é por isso que estamos aqui nessa manhã. E isso deve ser a primeira coisa na qual devemos ser gratos ao Senhor! Porque ele nos amou primeiro.

 

4 razões para sermos agradecidos:

  1. A gratidão honra a Deus

Não sei se já aconteceu com você, mas a pessoa diz assim para você: “eu queria fazer um elogio para você, mas se for para você se inchar, eu não vou fazer”. O elogio incha mesmo! Não tem sentido recebermos um elogio e murcharmos!  É como se a pessoa quisesse dizer: “não vou te elogiar para te livrar do pecado”.  Se houver o pecado do orgulho, quem tem que lidar é quem recebeu o elogio e não quem elogiou. Então faça sua parte! Elogie! Agradeça! Eu tinha um professor no seminário que sempre dizia: Elogio é bom, não custa nada e produz um grande efeito.

Quando você elogia alguém você está honrando essa pessoa. Independente do valor, um presente honra a vida da pessoa presenteada. Ele valoriza a pessoa. E o que importa é atitude, pois quem agradece, honra. Saiba agradecer e reconhecer as pessoas. Diga “Obrigado por ser meu amigo!”, “Obrigado por me ajudar a estudar para aquela prova”, “Obrigado por me ouvir”, “Obrigado pelo carinho”.

Mas quando somos ingratos com alguém, nós demonstramos ingratidão com o próprio Deus. Quando não somos gratos com as pessoas, nós desonramos o Senhor. Creio que, assim como eu, você conheça a história de alguém que, quando estava quebrado, sem emprego, se achegou ao Senhor. Mas depois de ser abençoada com o emprego, a pessoa simplesmente vira as costas ao Senhor. Antes, mesmo com enormes dificuldades financeiras, sem dinheiro pro aluguel, pra alimentação, mas serviam ao Senhor com amor, com alegria. Mas depois que Deus abriu as janelas do céus sobre ela, com um bom emprego, ela simplesmente se desviou, abandonou a igreja, cortou relações com os irmãos da igreja e, o pior, abandonou o Senhor. Essa é a pessoa ingrata, interesseira. Estava mais interessada nas bênçãos de Deus do que no Deus da benção. Que triste realidade.

Ser grato, traz honra e glória para Deus.

– Salmo 50:23 – A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato me honra; se permanecerem em meus caminhos, eu lhes revelarei a salvação de Deus”.

– Salmo 56:12 – Cumprirei os votos que fiz a ti, ó Deus, e te oferecerei um sacrifício de gratidão.

 

  1. A gratidão gera comunhão

A gratidão gera amizade e fortalece as velhas amizades. Você gosta de ter amizade com gente ingrata? Por vezes, temos o convívio pela obrigação do trabalho, da escola ou familiar com pessoas ingratas, mas com certeza, não é prazeroso e agradável. Essa relação vira cansativa e pesada. Parece que a outra pessoa só quer tirar vantagem, tirar proveito, sugar. Mas a verdade é que a gratidão gera comunhão. Como é prazeroso poder levar alguém tomar um café, almoçar ou jantar! Isso traz alegria, traz comunhão, traz prazer na relação. Que delicia ser presenteado! Como é bom receber uma mensagem de alguém! O valor não está no objeto oferecido (uma refeição, um presente ou uma mensagem), mas sim no significado. A gratidão é boa, faz bem e gera comunhão.

Existem pessoas que dizem que não conseguem ter comunhão com Deus. Normalmente, essa pessoas, só se aproximam de Deus para arrancar coisas deles. Quem Deus apenas por interesse, querem algo e não um relacionamento com Deus. Só se aproximam de Deus para pedir em beneficio próprio. Mas quando nos aproximamos de Deus, apenas para nos relacionarmos com ele e sermos agradecidos, o nosso coração vai se quebrantando e vamos nos aproximando mais de Deus, nos tornando mais íntimos dele. E é nesse processo que Deus vai se revelando a nós.

– Salmos 25:14 – O Senhor é amigo dos que o temem; ele lhes ensina sua aliança.

Com quem você precisa ser grato hoje pra promover comunhão? Você agradece ou vê como obrigação? Se você vê como obrigação, isso gera peso que não gera comunhão. Nosso desafio como cristãos é agradecer ao Senhor pela nossa família, pelos nossos filhos, igreja, amigos, trabalho e tudo aquilo que Ele tem nos dado. Agradecer gera comunhão.

 

  1. A gratidão aumenta nossa fé

Muitas pessoas são gratas a Deus quando tudo vai bem. As contas estão em dia, o trabalho está estável, a família sem brigas, a saúde está em dia, os amigos estão a volta… Mas será que conseguimos agradecer a Deus quando tudo vai mal? Como agradecer a Deus com a carta de demissão em mãos? Ou com aquele diagnostico ruim? Será que conseguimos agradecer a Deus quando a dor e a tristeza batem a nossa porta? Esse é o nosso desafio como cristãos. Agradecer a Deus em todos os momentos.

Não tenhamos a falsa espiritualidade de agradecemos a Deus pelo chute do dedinho do pé na lateral da cama. Ou mesmo, quando perdemos algum amigo ou ente querido. Não tem como dar glória a Deus com um sorriso no rosto com essa dor! Mas devemos experimentar da boa espiritualidade, que é aquela de nos deixa ser gente. Gente que chora, que expressa sentimentos de alegria ou tristeza. A espiritualidade saudável faz de nós gente e não anjos. Para estarmos na presença de Deus, não precisamos desencarnar ou deixar de sermos humanos. Precisamos ser nós mesmos, sem máscaras, sem medos, até porque, Deus conhece o profundo do nosso coração. Antes da palavra chegar a nossa boca, Deus já a conhece. Deus sonda os nossos pensamentos e conhece nossa dor e lagrimas que derramamos em nosso coração.

Ser grato a Deus quando as coisas não vão bem se trata de uma outra dimensão. É ser grato a Deus, mesmo com lágrimas nos olhos, vivendo uma intensa dificuldade na vida e mesmo assim, crendo que o Senhor está conosco, que ele nunca nos abandonará ou deixará, crendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Na vida do cristão, não existe sorte ou azar. Existem os propósitos de Deus

– Habacuque 3:17-18 – Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação!

Deus não fica chateado conosco quando falamos das crises que enfrentamos. Ele não nos rejeita, não nos abandona nem vira as costas. Não precisamos mascarar a nossa realidade perante Deus, mesmo porque, eles nos conhece melhor que nós mesmos. Porém, não devemos apenas agradecer ao Senhor quando as coisas são bem. No momento da aflição e crise, agradeça ao Senhor!

“Senhor, estou enfrentando um crise muito difícil, uma dificuldade enorme em minha vida, mas eu te agradeço porque o Senhor me deu forças, inteligência e capacidade e eu sei que o Senhor vai abrir a porta certa, no tempo certo e o Senhor vai me abençoar.”

Essa é a oração que podemos fazer. Nós devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias, porque reclamar todo mundo reclama de tudo e de todos. E como nós gostamos de reclamar, né?! Mas temos que aprender a agradecer. Quando agradecemos, mesmo em situações difíceis, a nossa fé é desenvolvida, porque não cremos pelo que vemos, mas sim por aquilo que Deus diz que será!

– 2º Coríntios 5:7 – Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos

– Hebreus 11:1 – A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos.

Fé a certeza das coisas que nós não tocamos. Nós esperamos com fé em Deus! Quando glorificamos e agradecemos a Deus isso vai gerando comunhão com Deus e nossa fé aumenta! Porque a gratidão aumenta nossa fé!

 

  1. A gratidão é o melhor testemunho que podemos dar

Vivemos em um mundo de pessoas ingratas, de murmuradores. Por isso, quando alguém está perto de um cristão, que é verdadeiramente grato, isso testemunha de Deus, por que o coração do cristão é um coração agradecido.

– Salmo 106:2 – Quem poderá contar os feitos poderosos do Senhor?

– Salmo 106:7-8 – No Egito, nossos antepassados não deram valor às maravilhas do Senhor.

Não se lembraram de seus muitos atos de bondade; rebelaram-se contra ele junto ao mar Vermelho. Assim mesmo ele os resgatou, para proteger a honra de seu nome, para mostrar seu grande poder.

– Salmo 106:9-10 – Ordenou que o mar Vermelho secasse e os conduziu pelas águas como por um deserto. Ele os resgatou das mãos de seus inimigos e os libertou das garras de seus adversários.

Deus fez milagres e operou maravilhas em favor do seu povo. E o salmista descreve em todos os versículos desse capítulo exatamente isso! E como o salmista, nós temos testemunhar daquilo que Deus tem feito em nossa vida! Testemunhar como gratidão daquilo que Deus tem feito em nós e por nós.

– Atos 4:20 – Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos!

Quando nós somos gratos, nós estamos testemunhando que o nosso coração foi transformado por Jesus. A marca de um coração transformado por Jesus é um coração grato! Esse coração é amoroso, bondoso, generoso, que deseja servir, repartir, ajudar ao próximo e alguém que quer ser benção dentro e fora da igreja. Se você não tiver um coração transformado por Jesus, você nunca terá um coração agradecido. Por isso, é necessário ter uma experiência real com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO

Como você viveu até hoje? Como foi a dinâmica de agradecimento em seu dia-a-dia?

Transforme a sua vida em uma vida de gratidão a Deus!

Se você foi um ingrato, um murmurador, você tem a oportunidade de começar uma vida de gratidão a Deus e aos outros.  E é simples! Comece pelas pequenas coisas, pelas coisas que você não nota no dia-a-dia, como no vídeo em que assistimos no início! Agradeça também aos outros, um amigo, um familiar. Isso fará bem ao outro e a você mesmo. Mas principalmente, agradeça ao Senhor! Quantas coisas o Senhor tem feito por nós! Pequenas e grandes coisas Deus tem feito em nossos vidas. Agradeça a Ele. Você verá que sua vida irá mudar, não com coisas materiais, mas sim com um coração saciado com a presença de Deus a cada dia. Não se esqueça da fidelidade e bondade de Deus para conosco.

Nunca deixe de ser grato a Deus pelas bênçãos que tem sido derramadas em sua vida, porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre.

– Salmo 103:1-2 – Todo o meu ser louve o Senhor; louvarei seu santo nome de todo o coração. Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos.

 

 

 

Publicar um comentário