Reflexões para o novo normal

Quando iniciamos a quarentena, que inicialmente, seriam 15 dias e já ultrapassamos os 90, a primeira programação do Atos29 (nosso grupo de adolescentes e jovens) que foi cancelada foi nosso MASTERCHEF. Ano passado, tivemos nossa primeira edição e foi incrível. A moçada manda muito bem na cozinha! Mas neste ano, o planejamento mudou. E pensando nisso, gostaria de iniciar a reflexão de hoje com uma receita muito especial para mim:

 

Doce de abóbora

INGREDIENTES:

1 kg de abóbora sem casca, e cortada em pedaços médios
2 xícara de chá de açúcar
1 canela em pau
3 cravos da índia

MODO DE PREPARO:

Em uma panela grande colocar a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Levar para cozinhar em fogo brando com a panela tampada. Mexa sempre e amasse com uma colher de pau para desmanchar a abóbora. Quando ela estiver bem cozida, retire a canela e os cravos. Deixe apurar mais um pouco e desligue o fogo.

 

Este é um doce simples e você não encontrará com frequência na maioria dos restaurantes e a quase que você tem de comer esse doce em um restaurante fino ou gourmet é quase nula. Porém, em minha infância, tinha o privilégio de ter essa sobremesa quase todos os finais de semana. Lembro-me da minha avó e da minha mãe executando essa receita. Que delícia! Não era prática da nossa família frequentar restaurantes, mas quando íamos, lembro-me de pedi-lo para sobremesa.

Assim como as sobremesas da moda, outras coisas do mundo também mudaram nos últimos anos.

Mas como podemos viver com sabedoria neste novo normal? Neste novo mundo?

 

I – O QUE MUDOU NA SOCIEDADE?

Na minha infância, apesar de ser criado na cidade, tinha contato com o rural. Hoje em dia, muitas crianças nem sabem o que é uma abóbora, que existem vários tipos, que ela é uma planta rasteira. Ou mesmo que o leite não vem da caixinha ou mesmo que cacau é a matéria prima do chocolate. As crianças não brincam mais na rua, talvez pelo medo da violência ou pelos jogos atrativos no tablet 3d. Nossas famílias faziam, ao menos, uma refeição, todos juntos, ao redor da mesa e após a refeição conversávamos sobre o dia. Mas a correria do dia-a-dia nos priva desse privilégio.

O desenvolvimento da cidade teve um crescimento exponencial. A rua que andávamos de bicicleta a 30 anos atrás não tinha nenhum movimento. Hoje, se tornou uma avenida. E nos horários de pico, sempre está congestionada.

Grande parte das mudanças mais significativas deste século, minha geração não viveu. Quem tem menos de 45 anos não enfrentou nenhuma guerra, não viu o comunismo na Europa nem mesmo a gripe espanhola que dizimou 50 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas vivemos a era da tecnologia e comunicação instantânea, da busca por novas fontes de energia sustentável, da urbanização e guerra pela água. Meu mundo de infância foi totalmente transformado.

Mas nos dias de Jesus também aconteceram significativas mudanças. Existia uma sociedade estruturada na cultura judaica e Jesus transforma toda a sociedade e cultura daquele tempo, através dos seus ensinamentos e suas atitudes. Ele trouxe mudanças e um mundo novo para aquele tempo. Jesus quebrou paradigmas e vemos isso em várias ocasiões.

  • Jesus trabalhou com a igualdade das classes sociais:
    • Lucas 2:41-52 – Jesus é levado para a festa da Páscoa em Jerusalém. E no caminho da volta, seus pais notam sua falta e depois de 3 dias, retornam ao templo e lá está Jesus discutindo com os mestres da Lei. Com apenas 12 anos, Jesus está frente a frente com os membros do sinédrio. A Bíblia relata que eles ficaram admirados com sua inteligência e suas respostas.
    • Marcos 3:16-19 – Jesus chama, pelo menos 3 pescadores, para serem seus discípulos. Simão Pedro, André e Tiago.
    • Lucas 19.1-10 – Jesus chama Zaqueu, um cobrador de impostos publicano, e vai jantar em sua casa.
  • Jesus ressignifica a lei mosaica:
    • João 8:1-11 – Os fariseus iram apedrejar uma mulher que cometera adultério, mas Jesus se aproxima e diz: “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”.
  • Jesus quebra paradigmas éticas e geográficas
    • João 4 – Jesus em Samaria, no poço de Jacó, conversa com uma mulher samaritana e lhe pede água. Judeus e samaritanos não se davam, quando mais uma mulher, já tivera 5 maridos.

Jesus quebrou vários paradigmas do mundo judaico em sua época aqui na terra. E desde quando Jesus esteve entre nós, o mundo já mudou muito! O mundo da minha infância mudou. O nosso mundo hoje está mudado!

Hoje, nós temos novas competências e inteligências. Hoje, uma criança já sabe usar o smartphone antes de ler ou escrever (muitas vezes até mesmo antes de falar). Os especialistas em tecnologia dentro da casa são as crianças que já nasceram com a tela em suas mãos. Evoluímos tanto em alguns aspectos, mas regredimos em outros. Polarizamos ideias, radicalizamos opiniões, combatemos o racismo com violência e a violência com mais violência. O mundo está cada vez mais complexo devido a hipersensibilidade das pessoas. Começamos a criar um mundo sem fronteiras, porém a ausência de limites é negativo ao homem. A busca pelo transcendente nunca foi tão grande como agora. Existe uma enorme busca para preencher o vazio espiritual que a humanidade se meteu. Na realidade, nós temos uma sociedade que não da conta de sim mesma. Nenhum sistema politico, nenhum sistema econômico garante a si próprio, como estamos vendo nos dias atuais de pandemia. Nenhum sistema foi capaz de proteger-se a si próprio. Temos um tempo com mais dúvidas do que certezas.

 

II – A SOCIEDADE AOS OLHOS DE PAULO

O apostolo Paulo escreve aos Romanos falando sobre os problemas da humanidade, manifestados em diversas maneiras, porém procedentes de uma única fonte: o pecado. Todavia, a cura para o pecado também origina de uma fonte: Jesus.

Pois bem, devemos concluir que nós, judeus, somos melhores que os outros? Não, de maneira nenhuma, pois já mostramos que todos, judeus ou gentios, estão sob o poder do pecado. Como afirmam as Escrituras: “Ninguém é justo, nem um sequer. Ninguém é sábio, ninguém busca a Deus. Todos se desviaram, todos se tornaram inúteis. Ninguém faz o bem, nem um sequer.” “Sua conversa é repulsiva, como o odor de um túmulo aberto; sua língua é cheia de mentiras.” “Veneno de serpentes goteja de seus lábios.” “Sua boca é cheia de maldição e amargura.” “Apressam-se em cometer homicídio; por onde passam, deixam destruição e sofrimento. Não sabem onde encontrar paz.” “Não têm o menor temor de Deus.” É evidente que a lei se aplica àqueles a quem ela foi entregue, pois seu propósito é evitar desculpas e mostrar que todo o mundo é culpado diante de Deus. Pois ninguém será declarado justo diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores.

Romanos 3:9-20

 

  1. Paulo cita o antigo testamento para mostrar que todos são pecadores e precisam de algo que os liberte

 

  1. Todos estão debaixo de pecado (Romanos 3:9) – Não importa se judeus ou gentios. O pecado de Adão atinge a todos. Por isso, toda a humanidade tem a inclinação pro mal.

 

  1. Não há justo, não há ninguém quem busque a Deus não há quem faça o bem (Salmo 14:1-3)

Os tolos dizem em seu coração: “Não há Deus”. São corruptos e praticam o mal; nenhum deles faz o bem. O Senhor olha dos céus para toda a humanidade, para ver se alguém é sábio, se alguém busca a Deus. Todos, porém, se desviaram; todos se corromperam. Ninguém faz o bem, nem um sequer!

Tanto a carta de Paulo aos Romanos quanto o salmo escrito por Davi parecem que foram escritas hoje! E nos dois textos vemos que a raiz de todo mal é o pecado. E Paulo faz a menção ao antigo testamento para respaldar seu argumento. Todos são corruptos e praticam o mal.

  1. E Paulo continua dizendo que as pessoas tem o mal dentro delas. E se isso não bastasse, as pessoas falam sobre o mal! Há maldade no homem… maldade no coração, no comportamento, nas palavras proferidas: Falsidade, veneno, malícia, maldade que revelam a corrupção do coração. (Romanos 3: 13-14) – Todo mundo mente e engam sem parar! Alguma semelhança com os dias de hoje? Eu já via isso na minha infância. Paulo já via isso no ano 50 DC.
  2. HA depravação da história humana. A humanidade semeia desordem e confusão. (Romanos 3:15-17). Paulo faz menção ao profeta Isaías que já havia denunciado o comportamento dos judeus.

 

Seus pés correm para fazer o mal e se apressam em cometer homicídio. Pensam somente em pecar; por onde passam, deixam sofrimento e destruição. Não sabem onde encontrar paz, não entendem o que significa ser justo. Traçaram caminhos tortuosos, e quem os segue não sabe o que é paz. – Isaías 59:7,8

 

  1. A raiz do pecado: Não temer a Deus (Romanos 3:18) – A raiz de tudo mal é única e exclusivamente a falta de temor a Deus. O pecado entrou no mundo porque Adão não temeu a Deus. Eva não temeu a Deus. A raiz do nosso mau comportamento é não temer, não adorar, não obedecer, não prezar, não respeitar, não reverenciar, não venerar a Deus.
  2. Todos violam a lei mosaica por não conseguirem cumpri-la por si mesmos e precisam da misericórdia do justo juiz

É evidente que a lei se aplica àqueles a quem ela foi entregue, pois seu propósito é evitar desculpas e mostrar que todo o mundo é culpado diante de Deus. Pois ninguém será declarado justo diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores.

Romanos 3:19,20

 

O fato de você conhecer a lei e dizer que obedece a lei não significa que você foi transformado. Existe um caminho! E o apóstolo Paulo escreve que esse desvio de comportamento e a maldade humana não agradam a Deus. E Deus começa a agir para rever isso. E a única solução seria o próprio Deus.

 

III – A Justiça e o amor de Deus estão reconciliados na cruz de Cristo

Agora, porém, conforme prometido na lei de Moisés e nos profetas, Deus nos mostrou como somos declarados justos diante dele sem as exigências da lei: somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção. Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos, pois planejava revelar sua justiça no tempo presente. Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus.

Romanos 3:21-26

  1. A justiça de Deus está baseada em quem Ele é e não naquilo que podemos fazer – E, por mim mesmo, não consigo mudar a minha vida ou meus desejos. Antes da vinda de Jesus Cristo, Deus revelou a justiça pela lei. “Mas agora” (v.21) Ele revelou “sem a lei a justiça de Deus” através de Jesus Cristo.
  2. Ninguém pode dizer que tem direito a justiça, pois todos pecaram, mas ela está, através do próprio Deus, disponível a todos. – Ao mesmo tempo que Paulo parece ser pessimista, ao falar sobre a maldade da humanidade, mas nos anima ao falar da grandeza do amor de Deus. Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas tem em Jesus. E é assim que ele nos aceita. Não existe diferença de pessoas, pois todos pecaram!
  3. Todos são declarados justos e sem culpa pela graça divina redimidos, resgatados pelo seu amor. – Pela sua graça, sem exigir nada, Deus nos aceita por meio de Cristo Jesus que nos salva. (Romanos 3:24)
  4. O sangue de Jesus nos limpa de todo pecado e também nos livra da ira de Deus – Expiação e propiciação. Cristo se ofereceu em nosso lugar. O castigo que Deus havia planejado para a humanidade foi inteiramente aplicado sob Cristo. E este castigo nos dá a paz. O corpo de Cristo, a sua morte, a expiação e propiciação, a limpeza e o renovo trazem uma conciliação de Deus com a humanidade.

Veja que são dois movimentos: A queda e a redenção de Deus. E no trecho que citado de Romano, Paulo indica que a sociedade sem Deus foi sempre assim e sempre será, independentemente do tempo. Pode ser na sua época de infância, nos tempos de Paulo, nos tempos que antecederam essa pandemia e será assim no novo normal. A maldade humana será sempre a mesma. A sociedade sem Deus, independentemente do tempo, será a mesma. Mas aquilo que vai lhe dar condições de avançar neste mundo ou novo normal são os ensinamentos que encontramos em Romanos 3:21 a 26.

 

IV – A SABEDORIA QUE CABE EM QUALQUER SOCIEDADE

  1. Uma raiz saudável – Se a sua raiz é boa, se seu coração está transformado, se a sua fé está firmada em uma raiz saudável você será nutrido, alimentado, firmado e corrigido. Uma árvore bem nutrida, alimentada, firmada e corrigida e vive e produz frutos em qualquer lugar. Você vai estar pronto pra viver, talvez de uma maneira diferente, mas com uma raiz que vai garantir pra você esperanças, expectativas e forças para este novo tempo.
  2. Uma fonte de amor – O que mudou a humanidade não foi a lei, nem aquilo que a mesma poderia fazer e realizar, mas sim o amor que a humanidade recebeu. Deus, através de Jesus, despeja um dose colossal de amor sobre o mundo. E esse amor faz com que ele nos aceite e faz que os nossos pecados sejam perdoados. E é esse amor que nos renova. O amor transpoe barreiras e vence as dificuldades. O amor faz você abrir mão de coisas que você tinha para receber novos desafios. O amor coloca compaixão ao olhar o próximo. “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:7 e 13).
  3. A disposição de agir e servir – A motivação em seu coração em mudar a sociedade para melhor. Paulo nos demonstra no texto base que Deus não desistiu de nós. E na disposição de servir e acolher, ele vem até nós, se materializa em Cristo, e lava os nossos pés. Jesus derrama seu sangue e morre por nós. Se tivermos disposição, que significa que você não terá medo, mas com sua coragem vencendo o medo e você está pronto para receber o novo, com certeza, Deus usará a sua vida.

A raiz saudável, a fonte de amor e a disposição em agir nós encontramos e aprendemos com Jesus.

RAIZ – Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” Ele é o começo e fundamento de todas as coisas.

FONTE DE AMOR – João 1:16,17 “Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” Quando você encontra Jesus você encontra essa fonte de amor que faz você superar qualquer medo, qualquer desafio.

DISPOSIÇÃO EM AGIR E SERVIR – Gálatas 1:4 “que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” Cristo derramou seu sangue por nós.

Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Nenhum outro mandamento é maior que esses”.

Marcos 12:30,31

 

Mas o que o doce de abóbora tem a ver com tudo isso?

RAIZ – Este prato tem raiz na minha infância, tem história, faz parte do meu passado;
FONTE DE AMOR – Doce é afeição, é carinho, brandura, esmero, aconchego;
DISPOSIÇÃO EM AGIR E SERVIR – Experimente fazer um prato como este ou qualquer outro para alguém…

 

Se você tem raiz, amor e disposição de servir, você não precisa ter medo do novo normal. Continue firme em Jesus que você cabe em qualquer lugar. Deus vai te usar, será o bom perfume de Cristo, será o vinho novo. As mudanças que estamos vivendo estão rápidas. Antes, elas eram mais sutis e emitiam sinais mais perceptíveis, com processos mais lentos. Agora as mudanças foram, são e serão radicais. Mas em todo tempo, passamos por mudanças. Algumas mais lentas e sem muitos impactos e outras mais rápidas e turbulentas. O fato é que sempre passamos por mudanças. Mas lembre-se sempre que algo não muda:

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Marcos 13.31).

Em dias de mudanças, de instabilidade, saiba que a única coisa que você poderá controlar é o quanto você confiará em Deus.

 

Publicar um comentário