O que necessitamos

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais – Mt 6.7 e 8

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades – Fp 4.19

 

INTRODUÇÃO:

Alguns fatos a respeito de Deus e nossas necessidades a partir dos texto lidos:

  1. Deus sabe o que necessitamos
  2. Não devemos nos preocupar com o que necessitamos
  3. Deus suprirá abundantemente tudo o que necessitamos

Uma das coisas que nos distingue dos animais é a nossa capacidade de desejar o que não precisamos. Os animais, via de regra, desejam apenas o que necessitam para a sua sobrevivência.

O homem tem sido definido como um ser somático-psiquíco-social-pneumático, ou seja, um ser dotado de corpo, alma, interações sociais e espirituais.

Como seres humanos nós temos necessidade de duas naturezas:

  1. Necessidades Físicas
  2. Necessidades Espirituais

 

NECESSIDADES FÍSICAS

As necessidades de nosso corpo:

  • Sobrevivência – Comer e Beber:

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? – Mt 6.25 a 27

Jesus alista algumas necessidades que temos enquanto seres corporais.

  • A necessidade de comer

Sem o pão o nosso corpo perece por inanição. A fome ou a alimentação deficiente pode causar sérios danos ao funcionamento de nosso corpo e pode levar-nos à morte.

  • A necessidade de beber

Deve-se entender aqui a necessidade de ingerir água. Podemos não ingerir outros tipos de líquidos e vivermos ingerindo unicamente água. Nosso corpo é constituído, em grande medida, de água. A não ingestão de água provoca desidratação e sendo essa aguda ou de grande duração pode levar-nos à morte.

 

  • Vestuário – O que Vestir:

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? – Mt 6.28 a 30

Diferente dos animais, nós não temos uma proteção natural contra as intempéries da vida. Não temos pelo e precisamos cobrir nossos corpos com algum tipo de vestimenta. Somos seres morais e percebemos a necessidade de cobrir partes de nosso corpo, essa percepção denominamos pudor.

  1. Moradia – Onde Morar:

Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes – 1Tm 6.8

Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça – Mt 8.20

A nossa inaptidão em viver ao relento, a céu aberto, nos induz a buscar abrigo. Precisamos de um teto sobre nossa cabeça, um abrigo para nos refugiar do frio, do calor, das tempestades e de todas as mudanças climáticas que nos cause incômodos e dores. Nosso abrigo deve nos oferecer aconchego e conforto.

TRANSIÇÃO:

Se tivermos o que comer, o que beber, o que vestir e um teto sobre a cabeça já teremos o suficiente para viver e viver relativamente bem.

Mas há outras necessidades, essas de natureza espiritual.

 

NECESSIDADES ESPIRITUAIS

Os anseios de nossa alma:

 

Justiça

Nossa alma anseia por justiça. Uma das mais comuns fontes de sofrimento à alma humana é a falta de justiça ou presença de injustiça.

A justiça é um sólido fundamento de nossos relacionamentos inter-pessoais. Nós não aceitamos a injustiça. Podemos até achar certo cometer injustiça, mas nunca aceitamos sofrer a injustiça.

Sócrates indagou de um de seus discípulos qual seria a pior coisa do mundo. O discípulo disse que a pior coisa do mundo é sofrer injustiça. Sócrates concordou em partes, mas acrescentou: Há algo ainda pior que sofrer uma injustiça, cometer injustiça.

É significativa a preocupação de Sócrates em identificar as duas piores coisas à temática da injustiça.

  • Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou – Gn 1.27

Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança – Sl 17.15

  • Deus que é justo nos dotou de um elevado senso de justiça:

Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face – Sl 11.7

Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR – Sl 33.5

Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem – Sl 89.14

Mesmo o mais injusto dos homens reconhece a necessidade de justiça.

O filme O Poderoso Chefão ilustra muito bem a valorização do princípio de justiça mesmo num ambiente de desobediência consciente à lei.

  • Jesus declarou que são bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça:

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos – Mt 5.6

  • Nossa sede de justiça envolve nossa necessidade de justificação perante Deus:

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus – Rm 3.21 a 26

  • Queremos ser tratados de forma justa:

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia – Sl 37.4 a 6

  • Devemos amar e praticar a justiça:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus – Mq 6.8

Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR – Sf 2.3

 

Paz

Nossa alma, com grande facilidade, se agita, fica ansiosa e estressada. Nossa alma tem anseios profundos e às vezes irracional. Ela é instável e facilmente demovida de seu lugar de descanso.

  • O salmista indagou:

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim – Sl 42.5 a 7

  • Deus é quem concede paz à alma humana:

O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz – Nm 6.24 a 26

Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti – Is 26.3

  • Jesus nos dá a paz que o mundo não pode nos dar:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize – Jo 14.27

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo – Jo 16.33

  • A paz é fruto do Espírito:

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei – Gl 5.22 e 23

  • A paz em nosso coração é um excelente guia para nossas decisões:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus – Fp 4.7

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos – Cl 3.15

  • Deus pune os perversos tirando-lhes a paz:

Para os perversos, todavia, não há paz, diz o SENHOR – Is 48.22

  • Devemos buscar a paz de forma consciente e intencional:

Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens – Rm 12.17 e 18

Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco – 2Co 13.11

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor – Hb 12.14

 

Alegria

Alegria é o termo bíblico equivalente à noção grega de felicidade.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate – Pv 15.13

  • Buscamos, sempre, consciente ou não, uma vida plena de alegria:

Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras – Ec 9.7

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário – Sl 51.12

Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação – Is 12.3

  • Deus é quem concede a verdadeira alegria:

Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força – Ne 8.10

Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra – Et 8.16

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente – Sl 16.11

A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração – Sl 97.11

 

VENHA O TEU REINO

No que tange às necessidades físicas (comer, beber, vestir-se, abrigar-se) Jesus aponta para a necessidade de não fazermos dessas necessidades nossa preocupação última da vida:

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas – Mt 6.31 a 33

Jesus aponta a busca do reino de Deus e sua justiça como a ocupação legítima para nós. Se nos preocuparmos com as necessidades física ficaremos ansiosos. Se, porém, buscarmos o reino de Deus e sua justiça, Deus, o rei, se ocupará em suprir cada uma de nossas necessidades:

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome – Sl 23.1 a 3

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades – Fp 4.19

No que tange às necessidades espirituais o apóstolo Paulo aponta novamente para o reino de Deus:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo – Rm 14.17

 

CONCLUSÃO:

Toda a Escritura, em especial Jesus Cristo e o apóstolo Paulo indicam a nós a suprema necessidade de nos tornarmos súditos do reino de Deus como o grande segredo para que possamos ter o suprimento de todas as nossas necessidades, sejam elas físicas ou espirituais.

O caminho inverso produzirá decepção, frustração e ansiedade.

O que fazer?

  1. Busca o reino
  2. Ore para que o reino venha
  3. Insira-se no reino
  4. Propague a mensagem do reino
  5. Tenha um compromisso de vida com o Rei, o Senhor Jesus Cristo

Publicar um comentário