Descobrindo Deus na Crise – Lições da vida de Jó

Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. […] Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. […] Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias – Jó 42.1 a 6, 10 a 13, 16 e 17

INTRODUÇÃO:

  • Viver é descobrir.
  • Viver é aprender.

A natureza colocou a humanidade sob o governo de dois mestres soberanos, dor e prazer – Jeremy Benthan, filósofo utilitarista inglês.

O que Jó possuía?

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente – Jó 1.1 a 3

  1. Saúde
  2. Filhos
  3. Riqueza
  4. Amigos
  5. A vontade de viver

O que Jó perdeu?

  1. Saúde
  2. Filhos
  3. Riqueza
  4. Amigos
  5. A vontade de viver

O que Jó não perdeu?

  1. Vida
  2. Integridade
  3. Esperança
  • Deus ficou em silêncio – Jó 1 a 37
  • Jó queixou-se 34 vezes de Deus
  • Deus rompeu o silêncio fazendo-lhe 70 perguntas – Jó 38 a 41

 

O que Jó descobriu?

PRIMEIRA DESCOBERTA – DEUS PODE TODAS AS COISAS

Essa foi a primeira descoberta de Jó

Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado – Jó 42.1

O cântico de Ana:

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo – 1Sm 2.6 a 8

As declarações dos salmistas:

Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus – Sl 62.11

No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada – Sl 115.3

O anjo disse a Maria:

Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas – Lc 1.37

Jesus tem poder sobre a morte:

Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo – Jo 5.26 a 29

E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir – Jo 11.43 e 44

 

SEGUNDA DESCOBERTA – O PLANO DE DEUS É INFALÍVEL

Nossos planos são falíveis. As muitas variáveis desse mundo caótico onde o acaso permeia todos os ângulos e meandros da nossa existência somos suscetíveis a decepções e frustrações variadas.

Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. – Jó 42.1 e 2

O vidente Balaão admitiu:

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? – Nm 23.19

Diante de Saul Samuel ratificou:

Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa – 1Sm 15.29

Tendo discorrido sobre o plano eterno de Deus para o seu povo Israel, Paulo exclamou:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! – Rm 11.33 a 36

O autor de Hebreus concorda plenamente:

Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque – Hb 6.17 a 20

Nós podemos achar que o plano de Deus está fracassando porque temos a tendência, fruto da queda, a olhar as coisas negativamente. Se pudéssemos ver como Deus vê, na perspectiva de Deus nós veríamos que o bem sempre vence. (Agostinho)

 

TERCEIRA DESCOBERTA – DEUS É MAIS DO QUE POSSAMOS COMPREENDER

Jó, enquanto enfermos e enlutado falou muitas coisas a respeito de Deus. Ele acusou Deus de ser injusto, imparcial, vingativo, omisso e cruel. Mas, depois de ouvir as razões (indagações) de Deus ele percebeu que sua compreensão a respeito de Deus e seus planos era ínfima e defeituosa.

Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia – Jó 42.3

Deus existe e pode ser conhecido – máxima do Teísmo Cristão. Sim, mas quanto de Deus podemos conhecer?

  1. Tanto quanto ele permite que conheçamos
  2. Tanto quanto queiramos conhecer a respeito dele
  3. Tanto quanto possamos conhecê-lo

Somente Deus conhece Deus:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! – Rm 11.33 a 36

O Filho conhece ao Pai:

Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim. Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai – Jo 8.18 e 19

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas –  Jo 10.14 e 15

O Espírito Santo conhece Deus e as coisas de Deus:

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus – 1Co 2.10 e 11

O que podemos conhecer a respeito de Deus conhecemos por meio de seus instrumentos de revelação: 1) A criação, 2) As Escrituras; 3) Jesus Cristo.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras – Jo 14.8 a 11

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles – Hb 1.1 a 4

Podemos conhecer a Deus, mas sempre teremos a sensação de que conhecemos muito pouco de Deus. A deficiência não está em Deus ou nos meios de revelação de Deus, está em nossa capacidade limitada de entender e compreender tudo o que Deus tem revelado sobre si.

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.  Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. […] Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.  Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim – Sl 139.1 a 18 (editado)

 

QUARTA DESCOBERTA – DEUS SE REVELA NO SOFRIMENTO

Quem dera pudéssemos afirmar que Deus nos livra de todo sofrimento e que se revela unicamente por meio de bênçãos, prosperidade e saúde.

Deus não tem prazer em afligir os filhos dos homens:

O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens – Lm 3.31 a 33

Deus se vale das aflições e sofrimentos e se revela em meio a eles:

Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem – Jó 42.4 e 5

Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos – Sl 119.71

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal – 2Co 4.7 a 11

Seria tão bom se pudéssemos conhecer a Deus sem que para isso tivéssemos que passar por situações difíceis e desagradáveis. Mas nós aprendemos mais nos momentos de sofrimento do que nos momentos de alegria:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado – Rm 5.3 a 5

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes – Tg 1.2 a 4

Diante de nossa inegável incapacidade de compreender Deus e seus caminhos nós precisamos admitir de temos dificuldade em aprender pelo caminho da revelação oral ou escrita. Muitas coisas sobre Deus, seus caminhos e sobre nós mesmo, só aprendemos pela via da dor.

 

QUINTA DESCOBERTA – O QUEBRANTAMENTO DIANTE DE DEUS É UMA NECESSIDADE

Diante das recentes descobertas Jó tomou a melhor atitude possível:

Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza – Jó 42.6

Deus é sublime e condescendente. É isso que faz de Deus o ser perfeito:

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos – Is 57.15

Davi sabia muito bem disso:

Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus – Sl 51.15 a 17

Isaías também:

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! – Is 6.1 a 5

Porque:

O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe – Sl 138.6

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes – Tg 4.6b

Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte – 1Pe 5.5b e 6

 

SEXTA DESCOBERTA – DEUS RESTAURA DE FORMA ABUNDANTE

Esse é o modus operandi de Deus:

Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. […] Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias – Jó 42.10 a 13, 16 e 17

Joel dá testemunho disso:

Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação. Promulgai um santo jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR. […] Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.  […] Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado – Jl 1.13 e 14, 2.12 e 13 e 25 a 27

Paulo dá seu testemunho:

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! – Ef 3.20 e 21

Nem mesmo a morte poderá invalidar essa verdade:

Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR – Ez 37.11 a 14

Há esperança:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente – Jo 11.25 e 26

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras – 1Ts 4.13 a 18

Comentário (1)

  1. Responder
    Gilberto Silva da Costa says:

    Boa foi essa palavra

Publicar um comentário