Casamento: A família Jacobina: os casamentos de Jacó

A FAMÍLIA JACOBINA

TESE PRINCIPAL:

  • Toda família é disfuncional.
  • A família jacobina é disfuncional ao extremo.
  • Quão jacobina é a sua família?

PRIMEIRA MENSAGEM:

OS CASAMENTOS DE JACÓ

Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa. Mas quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela.  Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela. Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: “Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou?”  Labão respondeu: “Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha.  Deixe passar esta semana de núpcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de mais sete anos de trabalho”. Jacó concordou. Passou aquela semana de núpcias com Lia, e Labão lhe deu sua filha Raquel por mulher. Labão deu a Raquel sua serva Bila, para que ficasse a serviço dela. Gênesis 29.21 a 29

INTRODUÇÃO:

Jacó casou-se duas vezes num espaço de menos de dez dias.

Jacó foi enganado, por seu sogro, assim como enganara seu pai e seu irmão.

Além de duas mulheres Jacó passou a ter também duas concubinas.

A vida de Jacó mudou drasticamente. De solteiro a esposo de duas mulheres em pouco tempo.

Tese:

O casamento de Jacó começou bem antes desta semana decisiva.

Assim também:

Todos os casamentos começam bem antes da cerimônia oficial.

  • Há um legado que passa de pai para filho e se revela apenas depois do casamento.
  • Esse legado pode ser bom ou ruim, depende da ascendência de cada um.
  • O mais comum é que o legado seja ruim.

Há maridos que dão continuidade à mentalidade machista de seus pais.

Há mulheres que dão continuidade ao racismo de suas mães.

Há maridos que dão continuidade ao comportamento irascível de seus pais.

Há mulheres que dão continuidade a comportamentos compulsivos de suas mães.

Por outro lado…

Há maridos que dão continuidade ao temperamento bem humorado de seus pais.

Há mulheres que dão continuidade ao modo gentil de ser de suas mães.

Há maridos e mulheres que dão continuidade ao modo generoso de agir de seus pais.

 

OS ASCENDENTES DE JACÓ – ABRAÃO E ISAQUE

 

PRIMEIRO LEGADO NEGATIVO – MENTIRAS E MENTIRAS

  1. ABRAÃO MENTINDO NO EGITO – GN 12.10 a 20

Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.  Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Bem sei que você é bonita.  Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”. Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita.  Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? Por que disse que ela era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá! ” A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse, com sua mulher e com tudo o que possuía.

ABRAÃO FEZ ISSO MAIS DE UMA VEZ: Gn 20.1 a 18

Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar. Ele dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si. Certa noite Deus veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”. Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: “Senhor, destruirias um povo inocente? Não foi ele que me disse: ‘Ela é minha irmã’? E ela também não disse: ‘Ele é meu irmão’? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas”.  Então Deus lhe respondeu no sonho: “Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la.   Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão”. Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo. Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que foi que pequei contra ti para que trouxesses tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que me fizeste não se faz a ninguém!” E perguntou Abimeleque a Abraão: “O que te levou a fazer isso?” Abraão respondeu: “Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher. Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão”. Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher. E disse Abimeleque: “Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres”. A Sara ele disse: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata, para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente”. A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos, porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

ISAQUE LEVOU ADIANTE O LEGADO DE MENTIRAS DE ABRAÃO – GN 26.1 a 11

Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus. […] Quando os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse: “Ela é minha irmã”. Teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensou: “Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela tão bonita”.  Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher. Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã? ” Isaque respondeu: “Porque pensei que eu poderia ser morto por causa dela”. Então disse Abimeleque: “Tens idéia do que nos fizeste? Qualquer homem bem poderia ter-se deitado com tua mulher, e terias trazido culpa sobre nós”. E Abimeleque ordenou a todo o povo: “Quem tocar neste homem ou em sua mulher certamente morrerá!”

 

SEGUNDO LEGADO NEGATIVO: RELATIVISMO ÉTICO MORAL

ÉTICA CONCESSIVA – LEGADO DE ABRAÃO – GN 16.1 a 4a

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai.  Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão. Ele possuiu Hagar, e ela engravidou.

CONSEQUÊNCIAS DA ÉTICA CONCESSIVA:

  1. Conflitos relacionais – Gn 16.4b

Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.

  1. Conflitos conjugais – Gn 16.5

Então Sarai disse a Abrão: “Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços, e agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você”.

  1. Maus tratos – Gn 16.6

Respondeu Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.

Os conflitos foram enormes e quase causaram a morte de Hagar e Ismael – Gn 16.7 a 10

O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? ” Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”. Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”. Disse mais o anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar”.

Por fim a relativização ética de Abraão gerou um jumento bravo – Gn 16.11 e 12

Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos”.

UM DETALHE SIGNIFICATIVO: GN 16.16 e 17.1

Abrão estava com oitenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael. […] Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

ISAQUE NÃO LEVOU ADIANTE O LEGADO DA ÉTICA CONCESSIVA DE ABRAÃO, MAS JACÓ SE DEIXOU LEVAR POR ELA – GN 30.1 A 5

Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: “Dê-me filhos ou morrerei!” Jacó ficou irritado e disse: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?” Então ela respondeu: “Aqui está Bila, minha serva. Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e por meio dela eu também possa formar família”. Por isso ela deu a Jacó sua serva Bila por mulher. Ele deitou-se com ela, Bila engravidou e deu-lhe um filho.

JACÓ FEZ ISSO MAIS DE UMA VEZ – GN 30.9 A 13

Quando Lia viu que tinha parado de ter filhos, tomou sua serva Zilpa e a deu a Jacó por mulher. Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho. Então disse Lia: “Que grande sorte! ” Por isso o chamou Gade. Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó mais um filho. Então Lia exclamou: “Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz”. Por isso lhe deu o nome de Aser.

 

CONCLUSÃO:

Não se trata de maldição hereditária, nem de espíritos familiares, trata-se de comportamento aprendido e prática repetitiva, ou seja, hábitos que filhos veem pais praticando e imitando-os incorrem no mesmo erro.

A boa notícia é que assim como o mau hábito pode ser aprendido, o bom hábito também pode ser aprendido e inserido nas práticas da vida.

 

 

SEGUNDA PARTE: LEGADOS POSITIVOS

 

PRIMEIRO LEGADO POSITIVO – VIDA RELIGIOSA EXPRESSIVA

  • UMA FAMÍLIA QUE CONTRÓI ALTARES AO DEUS VERDADEIRO E ÚNICO

O LEGADO DE ABRAÃO:

O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor -Gn 12.7 e 8 […] Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor. […] Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor – Gn 13.3, 4 e 18 […] Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha -Gn 22.9

O LEGADO DE ISAQUE

Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço – Gn 26.25[…] Certa tarde, saiu ao campo para meditar – Gn 26.63

JACÓ, EDIFICADOR DE ALTARES:

Tendo voltado de Padã-Arã, Jacó chegou a salvo à cidade de Siquém, em Canaã, e acampou próximo da cidade. Por cem peças de prata comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, a parte do campo onde tinha armado acampamento. Ali edificou um altar e lhe chamou El EloheIsrael – Gn 33.18 a 20 […] Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e se estabeleça lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”. Disse, pois, Jacó aos de sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”. […] Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele, quando fugia do seu irmão. […] Jacó levantou uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe falara, e derramou sobre ela uma oferta de bebidas e a ungiu com óleo. Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus tinha falado com ele – Gn 35.1 a 3, 7, 14 e 15

 

SEGUNDO LEGADO POSITIVO – TRABALHO DURO E HONESTIDADE

  1. ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ – PROSPERIDADE COMO RESULTADO DO FAVORECIMENTO DIVINO E ENGAJAMENTO FAMILIAR

ABRAÃO – TRABALHADOR HONESTO

Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele.  Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente – Gn 13.1 a 3

Depois de haver uma contenda entre os servos de Abrão e de Ló, seu sobrinho, por causa dos rebanhos, Abrão deu a Ló o direito de escolha:

Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda”. Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se separaram: Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale – Gn 13.8 a 12

Abrão também respondeu ao rei de Sodoma:

O rei de Sodoma disse a Abrão: “Dê-me as pessoas e pode ficar com os bens”. Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, juro que não aceitarei nada do que lhe pertence, nem mesmo um cordão ou uma correia de sandália, para que você jamais venha a dizer: ‘Eu enriqueci Abrão’. Nada aceitarei, a não ser o que os meus servos comeram e a porção pertencente a Aner, Escol e Manre, os quais me acompanharam. Que eles recebam a sua porção” – Gn 14.21 a 24

O TESTEMUNHO DE ISAQUE:

Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam – Gn 26.12 a 14

A QUEIXA DE JACÓ:

Embora honestidade não fosse o forte de Jacó, ele era, inegavelmente um trabalhador incansável.

“Vinte anos estive com você. Suas ovelhas e cabras nunca abortaram, e jamais comi um só carneiro do seu rebanho. Eu nunca levava a você os animais despedaçados por feras; eu mesmo assumia o prejuízo. E você pedia contas de todo animal roubado de dia ou de noite. O calor me consumia de dia, e o frio, de noite, e o sono fugia dos meus olhos. Foi assim nos vinte anos em que fiquei em sua casa. Trabalhei para você catorze anos em troca de suas duas filhas e seis anos por seus rebanhos, e dez vezes você alterou o meu salário. Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão” – Gn 31.38 a 42

 

TERCEIRO LEGADO POSITIVO: PASSIONALIDADE POSITIVA

  1. ISAQUE E JACÓ – HOMENS APIXONADOS POR SUAS ESPOSAS

Nesse quesito a Bíblia não nos dá informações detalhadas sobre o relacionamento afetivo entre Sara e Abraão. Temos uma vaga noção do amor de Abraão por Sara por ocasião do sepultamento desta – Gn 23. O preço elevado que ele pagou pelo campo serve de referencial seguro do seu carinho por sua amada esposa.

ISAQUE, O MARIDO ROMÂNTICO – GN 24 E 26

Isaque tinha voltado de Beer-Laai-Roi, pois habitava no Neguebe. Certa tarde, saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximavam camelos. Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? ” “É meu senhor”, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe – Gn 26.62 a 67 […] Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher – Gn 26.8

JACÓ O POETA APAIXONADO

Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora. Quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, aproximou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão. Depois Jacó beijou Raquel e começou a chorar bem alto. – Gn 29.9 a 11[…] Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: “Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova”. Labão respondeu: “Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo”. Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava – Gn 29.19 e 20

 

QUARTO LEGADO – BÊNÇÃO PATERNA

  1. ABRAÃO, ISAQUE A JACÓ – PAIS QUE ABENÇOAM SEUS FILHOS

Não há um relato explícito de Abraão abençoando a seu filho Isaque, mas podemos concluir que ao dar a ele tudo que possuía – Gn 25.5 – Abraão o abençoou com as bênçãos recebidas de Deus. O próprio Deus abençoou a Isaque – Gn 26.2 a 5.

ISAQUE ABENÇOOU A JACÓ DUAS VEZES:

Ele se aproximou e o beijou. Quando sentiu o cheiro de suas roupas, Isaque o abençoou, dizendo: “Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou. Que Deus lhe conceda do céu o orvalho e da terra a riqueza, com muito cereal e muito vinho. Que as nações o sirvam e os povos se curvem diante de você. Seja senhor dos seus irmãos, e curvem-se diante de você os filhos de sua mãe. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e benditos sejam os que o abençoarem” – Gn 27.27 a 29 […] Então Isaque chamou Jacó, deu-lhe sua bênção e lhe ordenou: “Não se case com mulher cananeia. Vá a Padã-Arã, à casa de Betuel, seu avô materno, e case-se com uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe.  Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos. Que ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão” – Gn 28.1 a 4

JACÓ ABENÇOOU SEUS FILHOS – Gn 49.1 a 28

O texto é longo e convém apenas ser mencionado.

A prática de abençoar seus filhos é uma demonstração de interesse pelo futuro de seus filhos. Assim como Abraão e Isaque, Jacó via nisto uma prática fundamental para assegurar a continuidade da bênção de Deus nas gerações seguintes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O casamento de Jacó começou bem antes do cerimonial realizado por Labão em Harã. Jacó levava consigo uma bagagem que ele foi compondo nos 47 anos que antecederam o dia do seu casamento. Esse legado – tanto o negativo como o positivo – já fazia parte do casamento. Do lado de Raquel se pode dizer o mesmo.

Todo casamento é assim. Um homem, com um legado de vida, e uma mulher com outro legado de vida se casam. Eles levam para o casamento boa parcela de tudo que foram ajuntando durante a vida toda. Assim, podemos dizer, sem medo de errar que nenhum casamento começa no dia do cerimonial do casamento.

CONCLUSÃO:

O casamento de Jacó é um casamento paradigmático em muitos aspectos. Mesmo um casamento monogâmico também segue os mesmos parâmetros do casamento jacobino. Precisamos avaliar nosso casamento a partir da verdade de que ele começou bem antes de ser oficializado.

A partir daí devemos nos perguntar:

  • Que legado eu trouxe para o meu casamento?
  • O que eu herdei, em termos de hábitos comportamentais – virtuosos ou viciosos – de meus pais?
  • Como tenho lidado com o legado negativo?
  • Quais legados – hábitos comportamentais – positivos devo cultivar em meu casamento?

 

 

 

 

Publicar um comentário