Ser pai ontem e hoje

O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem – Sl 103.9 a 13

Continuou: Certo homem tinha dois filhos… – Lc 15.11

 

INTRODUÇÃO

  • Sobre ser pai

A paternidade é um tema de elevada importância nas Escrituras. A Bíblia nos mostra inúmeros exemplos de paternidade, algumas distantes do ideal paterno e outras bem próximas daquilo que seria o ideal da paternidade.

  • Na história das inúmeras famílias da Bíblia o tema da paternidade se destaca como um fator de harmonia ou desarmonia.
  • Na Bíblia há pais e pais e há também o Pai dos pais, o Pai Perfeito, o Pai de Jesus Cristo o Filho Perfeito.
  • Progenitor não é o mesmo que ser pai.

Para ser um progenitor basta ter a capacidade de transmitir material genético. Pai é quem cuida.

 

  • SER PAI SEMPRE FOI UM PRIVILÉGIO

A paternidade nos aproxima de Deus.

Deus é Pai:

… um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos – Ef 4.6

Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade – Is 63.16

Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos – Is 64.8

Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus – Jo 20.17

Deus prometeu esse privilégio a Abraão:

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra – Gn 12.1 a 3

Abraão ansiava por esse privilégio:

Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro – Gn 15.1 a 3

Seu coração somente se aquietou quando Deus lhe renovou a promessa:

A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça – Gn 15.4 a 6

O salmista se vale da figura paterna para falar do caráter benevolente de Deus:

O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem – Sl 103.9 a 13

 

  • SER PAI HOJE É UM ENORME DESAFIO

Ser pai sempre foi um grande desafio, porém, hoje os desafios são maiores do que os de outros tempos.

Ontem:

  • Ser pai em tempos de incertezas

Um Violinista no Telhado – cena da despedida da filha do meio

  • Ser pai em tempos de guerras

Resgate do Soldado Ryan – Cena do pai entregando a filha aos soldados

E hoje?

  • Ser pai em tempos de pandemia
  • Ser pai em tempos de embates ideológicos

Paulo advertiu Timóteo – 2Tm 3

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder – 2Tm 3.1 a 5

Como é ser pai de um filho ou filha:

  1. Egoísta – philautoi – quem busca unicamente seu próprio interesse, egoísta, amante de si mesmo.
  2. Avarento – philargyroi – avarentos, amantes de riquezas.
  3. Jactancioso – alazones – soberbos, arrogantes, alguém cheio de pretensões.
  4. Arrogante – hyperefanoi – alguém que pensa de si mesmo sem moderações e modéstia, alguém que tem elevadíssima consideração a respeito de si mesmo ou de suas possibilidades.
  5. Blasfemadore – blasphēmoi – pessoas que falam mal de autoridades, caluniadores.
  6. Desobediente aos pais – apeitheis eis tous goneis – pessoas que transgridem ordens.
  7. Ingrato – acharistoi – pessoas que não saber agradecer, que não agradecem.
  8. Irreverente – anosioi – pessoas profanas, ímpias e perversas.
  9. Desafeiçoado – asplanchnoi – pessoas sem afeição natural, incapazes de amar, desumanas, antissociais.
  10. Implacávei – adiallaktoi – pessoas incapazes de perdoar e também de admitir que estejam erradas.
  11. Caluniadore – sykophantai/diaboloi – pessoas propensas a criar e espalhar calúnias.
  12. Sem domínio de si – akrateis – pessoas que não têm controle sobre si mesmas, intemperantes.
  13. Cruel – anēmeroi – pessoas que agem como animais selvagens, ferozes, uma besta selvagem.
  14. Inimigo do bem – aphilagatoi – pessoas que se opõem a Deus e aos homens, buscam o mal de todos.
  15. Traidore – prodotai – pessoas que traem, não cumprem suas promessas e viram-se contra os que confiam nelas.
  16. Atrevido – propeteis – pessoas precipitadas, imprudentes.
  17. Enfatuado – tetyphōmenoi – pessoas insolentes, soberbas, altivas, orgulhosas, cheias de si mesmas
  18. Mais amigo dos prazeres que amigo de Deus – … philēdonoi… – pessoas afeiçoadas aos prazeres
  19. Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder – …eusebias, ērnēmenoi … – pessoas que nutrem uma fachada religiosa, falsa espiritualidade e religiosidade

Ser pai já é um desafio, em tempos difíceis é um desafio muito maior.

Ser pai em tempos de ideologizações é um desafio homérico.

Só o Pai dos pais poderá nos ajudar na difícil missão de ser pai hoje.

 

  • SER PAI HOJE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE

Tenho para mim que os constantes ataques de Satanás contra a paternidade bíblica se dão em função de algo que Satanás sabe e muitos cristãos ignoram:

Ser pai é a maior de todas as formas de ensinar os filhos a respeito do caráter de Deus.

John Dawson em O Coração Paterno de Deus afirma:

Uma das mais maravilhosas revelações da Bíblia é que Deus é nosso Pai. O que você pensa quando você escuta a palavra “Pai”? Você automaticamente pensa em proteção, provisão, calor e carinho? Ou a palavra “pai” soa de forma diferente para você? Deus se revela na Bíblia como um pai carinhoso e perdoador, intimamente ligado a cada detalhe de sua vida. Isto não é apenas um lindo quadro, mas a verdade. Contudo cada pessoa parece ter uma ideia diferente de como Deus é, porque inconscientemente tendem a atribuir os sentimentos e impressões que eles têm de seus pais terrestres para o Pai Celeste. Cada pessoa possui experiências com autoridades humanas e isto muitas vezes se transfere para como eles se relacionam com Deus. Boas experiências nos levam perto de conhecer e entender Deus, assim como más experiências criam um quadro distorcido do amor de nosso Pai por nós.

O pai do filho pródigo ensinou a ele a respeito de Deus – Lc 15.11 a 32:

  • O Pai dos pais nos dá liberdade para escolher a ele ou a nós mesmos

… o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante… – Lc 15.12 e 13

  • O Pai dos pais espera que voltemos de coração aos seus braços de amor

…Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou… – Lc 15.20a

  • O Pai dos pais nos acolhe sem perguntar o que fizemos com o que ele nos deu

… e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou – Lc 15.20b

  • O Pai dos pais nos dá infinitamente mais do possamos esperar

O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se – Lc 15.22 a 24

  • O Pai dos pais nos ama incondicionalmente

Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado – Lc 15.25 a 32

Se meus filhos virem em mim os traços do caráter do Pai dos pais já terei cumprido com êxito minha missão de ser pai.

 

CONCLUSÃO

Deus, o Pai dos pais nos deu o grande privilégio de sermos pais.

Ser pai hoje é um desafio, mas não estamos sós, o Pai dos pais está conosco.

Ser pai hoje é uma grande oportunidade de demonstrar a nossos filhos uma pequena faceta do coração paterno de Deus.

Publicar um comentário