Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.
Lucas 12:34
Este Capítulo de Lucas vai nos revelar qual é a nossa real motivação, interesses, e em quem temos colocado o nosso coração. Há uma exortação do Senhor quanto a qual é o nosso tesouro: se os bens, o conforto e as riquezas materiais, satisfazendo os nossos desejos e instintos, ou se agradar, servir e sujeitar-se a Deus. Quero fazer uma ressalva: Não estou condenando nem as riquezas, nem o conforto, muito menos a aquisição de bens materiais. Nada disso é ilícito, se colocado no seu devido lugar, no lugar em que Deus quer que o coloquemos. Paulo nos diz:
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.” 1 Timóteo 6:10
Portanto, o pecado não é em se ter dinheiro, mas a amá-lo, como um ídolo. Paulo também fala em Colossenses 3.5 que a ganância é idolatria. Portanto, conforme nos advertiu, o dinheiro pode assumir atributos divinos e a nossa relação com ele se aproxima da adoração e reverencia. O homem deve amor a duas coisas somente: a Deus e ao próximo. Sendo que Deus deve ser amado acima de todas as coisas, e depois o próximo como a nós mesmos.
Mas não é somente o dinheiro que podemos colocar com ídolo. O coração humano é uma fábrica de ídolos. Vivemos em um mundo cheio de falsos deuses. E qualquer coisa, pode ser tornar um falso deus. O código moral mais famoso do mundo é o Decálogo, os dez mandamentos. O primeiro mandamento é:
“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
“Não terás outros deuses além de mim.
Êxodo 20:2,3
Essa ordem leva a uma pergunta natural: O que vc quer dizer com outros deuses? Uma resposta aparece logo em seguida, no segundo mandamento:
“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
Êxodo 20:4,5
– Isso abrange tudo o que há no mundo! A maioria das pessoas sabem que é possível fazer do dinheiro um deus. A maioria das pessoas sabem que é possível fazer do poder um deus. qualquer coisa na vida pode servir de ídolo, um deus alternativo, um deus falso.
- Mulher pobre – queria segurança financeira – acabou no divorcio com as dificuldades q tanto temia.
- Oficial do exército – disciplina física e militar da sua tropa – colapso na batalha
- Time de baseball nos EUA – esteroides e outras drogas para jogarem bem – corpo debilitado e reputação manchada do que se estivessem dispostos a serem bons e não ótimos
Justo aquilo sobre o que essas pessoas edificavam toda a sua felicidade se transformou em pó nas mãos delas, pq construíram toda sua felicidade com base nessas coisas.
“As alegrias imperfeitas deste mundo jamais satisfarão o coração”
Há ídolos pessoais como o amor (entre homem e mulher), a família, o dinheiro, o poder, a conquista, o acesso a determinados círculos sociais, a dependência emocional de outras pessoas em relação a você, a saúde, a beleza física, dentre outros. Muitos se voltam para essas coisas em busca da esperança, do sentido e da realização que só Deus pode dar.
A bíblia usa três metáforas básicas para descrever como as pessoas se relacionam com os ídolos em seu coração: Elas amam os ídolos, confiam nos ídolos e lhes obedecem. O que nos controla é o nosso senhor. A pessoa que busca poder é controlada pelo poder. A pessoa que busca aceitação é controlada por quem ela deseja agradar. Não controlamos a nós mesmos. Somos controlados pelo senhor da nossa vida. Qualquer coisa que se torne mais importante e inegociável do que Deus para nós torna-se um ídolo a nos escravizar. O único modo de nos libertarmos da influência destrutiva dos ídolos é nos voltarmos para o Deus verdadeiro.
CS Lewis escreve:
…. todos nós nascemos com desejos que nada neste mundo pode satisfazer, nós não estamos aqui por muito tempo; Nosso tempo é apenas um fôlego. Então é melhor respira-lo…. nós fomos feitos para viver, para amar e para conhecer a Deus.